Atenção 
AGORA VOCÊ PODE ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DE CADA MÓDULO. 
Torem (1).png

O Torém é uma dança dos remanescentes dos índios tremembés, dançada principalmente no período da colheita do caju, quando eles fazem o mocororó e servem durante a brincadeira. Na dança são visíveis os movimentos de bichos da fauna local.

Cana Verde.png

A Caninha Verde é uma dança de origem portuguesa, mais precisamente da região do Minho. Chegou ao Brasil durante o ciclo da cana de açúcar e aclimatou-se em terras cearense como em nenhuma outra parte do Brasil.

Coco.png

O Coco é uma dança nordestina que provavelmente surgiu no estado de Alagoas e se espalhou por todo nordeste brasileiro. No Ceará podemos encontrar entre outras variantes o coco de praia e o coco do sertão.  

Balaeiro.png

O Maracatu é a mais tradicional dança dramática de origem afro-descendente presente na cultura do povo cearense, configurando um cortejo formado por diversos personagens.

Boi.png

O Bumba meu boi, ou simplesmente boi, é o folguedo popular de maior aceitação entre as comunidades da plaga alencarina. É um auto teatralizado, entre os personagens principais podemos destacar o vaqueiro, o capitão, o Mateus e a Catirina, possui ainda vários entremeios como: burrinha, bode, ema e o jaraguá entre outros.

Nau Catarineta.png

O Fandango é um folguedo característico da zona praieira. Executados por brincantes trajados de marujos, em torno de uma barca. Suas encenações são narrativas de aventuras marítimas através de diálogos cantados.

Reisado.png

O Reisado é um folguedo popular de grande complexidade, pois reúne em si elementos de vários outros folguedos, sendo o bumba meu boi o mais importante dentre eles. É apresentado pela dança, canto e representação dramática, guardando relação com a festa dos santos reis.

Pastoril.png

O Pastoril é um folguedo do ciclo natalino, dividido em jornadas, que revezam entre dramatizações e bailados. Estruturam-se em dois partidos, o azul e o encarnado, formados por pastoras liderados por Diana, pastora que traja se usando as cores dos dois cordões.